O Património

Valorizando o que é nosso, com orgulho

Os Castelos e as Aldeias históricas

A Serra da Estrela foi o berço de inúmeros castelos. A chamada Rota dos 20 Castelos faz-nos regressar ao início do estabelecimento da nação, ao tempo da definição das mais antigas fronteiras europeias, à época das lutas pela construção de um País e de um Povo.
Muitas aldeias históricas encontram-se igualmente na região. Localizadas em zonas fronteiriças, ou perto delas, várias povoações ficaram marcadas na história pela sua vocação militar de defesa e consolidação do território nacional. Uma visita a estas aldeias oferece uma viagem aos tempos medievais, romanos ou até paleolítico.

As Judiarias

Até ao início do século XX, o interior de Portugal acolhia a última comunidade secreta Cripto-Judaica da Península Ibérica e porventura da Europa. Muitas cidades da Serra da Estrela guardam, ainda hoje, vestígios do riquíssimo e antigo Portugal Judaico, presentes na arquitetura, onomástica, atividade comercial, indústria têxtil e, claro, no espólio do Museu Judaico de Belmonte e na Sinagoga. Percorrer esta chamada Rota das Antigas Judiarias é homenagear a história do país e conhecer uma cultura que foi decisiva nos movimentos dos Descobrimentos lusos e espanhóis e no desenvolvimento do comércio e incremento da indústria têxtil de lãs na Serra da Estrela.
(Conheça os   vários museus da região, história, património cultural e arquitetónico.)

Os Descobridores - Pedro Álvares Cabral

Terra sem mar mas fortemente impulsionadora dos descobrimentos portugueses, a Serra da Estrela foi berço de muitos dos cientistas, descobridores e exploradores do século XV. As suas aldeias e vilas viram nascer homens que se revelaram personagens decisivas nas grandes descobertas de há 500 anos: Pedro Álvares Cabral era natural de Belmonte, Pêro da Covilhã, como o nome indica, nasceu na Covilhã e o próprio Infante D. Henrique ficou para sempre ligado a estas terras ao ser nomeado, pelo seu pai, Senhor da Covilhã.

Partir à descoberta destes descobridores de outros tempos que vingaram nesta região, é mais um desafio que a Serra da Estrela propõe aos visitantes que queiram percorrer a chamada Rota dos Descobridores.
 

Os Museus Belmonte, Covilhã e Seia

Belmonte, Covilhã e Seia foram o berço de vários descobridores portugueses. Conheça os seus museus, história, património cultural e arquitetónico e, ainda, os nomes sonantes da terra como o de Pedro Álvares Cabral. Destacamos também o museu das descobertas “À Descoberta do Novo Mundo”. Trata-se de um projeto exclusivo em Portugal onde são usadas as mais recentes tecnologias interativas ao serviço da museografia, de forma a envolver os visitantes num reencontro com alguns momentos marcantes da nossa história, como a época dos Descobrimentos, a descoberta do Brasil e a sua construção como País. Descubra ainda o Museu Judaico e o novíssimo Museu do Queijo na Covilhã, entre tantos outros.