Gastronomia da serra
Gastronomia da Serra da Estrela

2014-01-31

Uma Gastronomia à altura
A Serra da Estrela já é convidativa por si só, mas os encantos da neve e o ar da montanha pedem uma gastronomia à altura. O segredo desta culinária está na excelência dos produtos serranos, sem os quais as mesmas receitas não ganhariam o seu sabor único. O famoso Queijo da Serra, em grande destaque, mas os vinhos, azeites, frutas, enchidos e pães também enriquecem as mesas desta região. As características únicas da Serra da Estrela, particularmente as ervas aromáticas, dão origem a receitas e produtos que típicos da sua culinária, como o arroz de carqueja, o licor de zimbro ou a aguardente de mel. Em destaque, estão o cabrito e a truta que, devido às condições únicas do seu habitat, são o expoente máximo da gastronomia serrana.

A Transumância e a sua influência na Gastronomia
A Transumância, com origem no Latim trans (além de) e humus (a terra, a região), é a migração periódica de um rebanho, seja de ovinos ou caprinos, da planície para a montanha. Em função das condições climáticas da Serra da Estrela e região, este factor acabou dando origem a uma diversidade de queijos cujas características variam em função da altitude, da qualidade dos pastos e das condições de cura.

De pasta mole, amanteigada ou dura, o Queijo da Serra obtém-se a partir do esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite de ovelha cru pela ação do cardo. O tradicional maneio dos rebanhos, aliado à manufatura, imprimem ao Queijo da Serra da Estrela a excelência própria dos produtos com Denominação de Origem Protegida.
 

 

Os nossos Restaurantes

Hotel Serra da Estrela

  • Restaurante Medieval
  • Restaurante Nave da Areia

Hotel dos Carqueijais

  • Restaurante Cova da Beira
  • Restaurante Adéga Típica

Quinta da Amoreira

  • Restaurante Quinta da Amoreira
  • Sala de Degustações


 


Destaques
Procura
De a